Projeto Capacitação Esporte para Todos

Com o principal objetivo de realização de capacitações para formação de profissionais acerca do tema esporte educacional, que atuam na Grande São Paulo e em outras regiões do país, o projeto “ Capacitação – Esporte para todos” trata da promoção de capacitações com o intuito de fortalecer o trabalho desenvolvido em diferentes organizações por meio do acesso ao conhecimento e interação entre diferentes atores sociais.

O projeto “Capacitação – Esporte para todos” trata da promoção de capacitações com o intuito de fortalecer o trabalho desenvolvido em diferentes organizações por meio do acesso ao conhecimento e interação entre diferentes atores sociais. O tema central das capacitações é o esporte educacional e a metodologia baseia-se em princípios pedagógicos relevantes em contexto nacional e internacional. Um desses referenciais teóricos são os Quatro Pilares da Educação para o Século XXI, propostos pela UNESCO. O documento aponta quatro competências para o desenvolvimento integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Além do tema central acerca de esporte educacional, serão desenvolvidos e discutidos temas transversais, a fim de potencializar a formação dos profissionais e viabilizar a promoção da inclusão social e diversidade. Dentre esses temas podem ser trabalhados, por exemplo, mulher e esporte, população LGBTQIAPN+, racismo, interseccionalidade, Comunicação Não Violenta, entre outras possibilidades. Esses temas terão como base as principais referências dentro de cada tópico e referências acerca do uso da Teoria da Mudança para desenvolver o planejamento das ações dos profissionais envolvidos. A metodologia utilizada para a condução de cada tema nos eventos busca unir diferentes estratégias, tendo como referência a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, que ilustra que, ao utilizar debates, produções, discussões e vivências práticas, as pessoas entram em uma faixa de aprendizagem ativa, tendo uma absorção muito mais significativa dos conteúdos trabalhados. Sendo assim, as pessoas participantes dos eventos terão experiências teóricas e práticas, com vivências de jogos e dinâmicas que se relacionem diretamente com os conteúdos abordados, visando otimizar ao máximo o aproveitamento de cada tema para posterior aplicação em suas atividades nas organizações.

Atividades
Serão realizadas 5 (cinco) capacitações com turmas diferentes. Cada capacitação terá carga horária de 7h e serão desenvolvidos o tema central – esporte educacional – e temas transversais de acordo com a demanda de cada território. A primeira etapa do projeto aconteceu na sede da Fundação EPROCAD no dia 27/02/2024 com as palestrantes professoras Ana Paula e Cibele e Cyndel.

Dentre os conteúdos desenvolvidos, podem-se destacar:
Esporte educacional
Abordagens pedagógicas
Mapeamento do território – limitações e potencialidades
Processos de monitoramento e avaliação de projetos
Temas transversais (de acordo com território) – LGBTQIAPN+, racismo, mulher no esporte, interseccionalidade, CNV, impacto do investimento social
Planejamento – Teoria da Mudança
Cada evento conta com palestras ministradas por professores especialistas, alimentação, entrega de certificados e brindes.