ESPORTE SOCIAL

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

Atendimento de 300 (trezentas) crianças e adolescentes de 06 (seis) a 17 (dezessete) anos, em atividades de grupos e oficinas ligadas ao esporte, cultura e educação, priorizando especialmente os usuários em situação de vulnerabilidade social, residentes em Santana de Parnaíba. As atividades se basearão na prática do Futebol, do Esporte em 3 tempos, do ATC (Atividades Transversais Complementares) e de Educação Física de forma fortalecer a inclusão social e comunitária (com vistas a buscar autonomia), protagonismo das famílias e desenvolvimento das potencialidades do público alvo. Criando situações desafiadoras e alternativas emancipatórias que estimulem e orientem os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território, para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Será realizada preferencialmente de maneira presencial e, em casos de impedimento desta forma de atendimento, as atividades deverão se readequar na modalidade remota, atendendo a totalidade dos educandos,

OBJETIVOS PRINCIPAL

Atendimento de crianças e adolescentes de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos, em atividade ligadas ao esporte, cultura e educação, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social, cuja atividade deverá estar relacionadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, conforme a Resolução 109, de 11 de novembro de 2009, que organiza a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (reimpressão 2014). Realização de grupos e oficinas de inclusão social e comunitária (com vistas a buscar autonomia), protagonismo das famílias e desenvolvimento das potencialidades do público alvo, criando situações desafiadoras e alternativas emancipatórias que estimulem e orientem os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território, para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades esportivas do projeto serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  • a) Esportes 3 Tempos: Vivenciar diversas formas de jogos e situações Relacionadas ao futebol com a metodologia de três etapas, aplicada na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero) proporcionando sempre a reflexão de suas atitudes e favorecendo condições amplas de aprendizagem do esporte, uma nova visão do jogo.
  • b) Aulas de Educação Física: Contemplam todas as atividades esportivas que contextualizem e favoreçam o desenvolvimento do repertório psicomotor, por meio das aplicações de atividades teóricas e práticas, estimulando a percepção e conhecimento corporal, noção de espaço e tempo, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, comunicação e expressão, propiciando um melhor conhecimento (consciência de si, de seu corpo, da sua identidade, da sua sexualidade) de suas dificuldades e potencialidades, além de estimular uma melhor interação com o meio em que vive.
  • c) Atividade Transversais complementares: Será realizada uma vez por semana, com duração de 1h15. O objetivo desta atividade é introduzir temas esportivos, sociais e atualidades, contextualizando a atividade esportiva com o meio social por meio de leituras, vídeos, pesquisas, interpretação de textos, seminários, produções artísticas, promovendo sempre diálogos e reflexões. Vale ressaltar que em todos os dias de aula será oferecido aos alunos do projeto 1 kit lanche. Os professores distribuirão os lanches aos alunos em refeitório da instituição.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

PARCEIROS DO PROJETO

GALERIA DE IMAGENS DO PROJETO