DRIBLES E MANOBRAS PARA VIDA

DRIBLES E MANOBRAS PARA VIDA (LIE)

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

O projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

Este projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, Todas as atividades deste projeto são desenvolvidas priorizando valores embasados em princípios do esporte educacional (inclusão e respeito à diversidade, construção coletiva e protagonismo juvenil), onde as participantes atuam como protagonistas.

O público-alvo direto será de 100 crianças e adolescentes, do gênero feminino, com idade de 06 a 17 anos, em sua maioria em situação de baixa renda, vulnerabilidade social e pessoal e prioritariamente moradores das comunidades atendidas.

Todas serão submetidas a um processo aberto de inscrição através de um cadastro inicial, considerando o número de vagas disponíveis e a condição socioeconômica familiar, e/ou através de indicação e encaminhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

OBJETIVO PRINCIPAL

O objetivo principal do projeto é a ampliação das atividades oferecidas para as crianças e adolescentes atendidas pela Fundação EPROCA e promover a prática de diferentes modalidade esportivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ATIVIDADES DO PROJETO

Futebol3: vivências da modalidade futebol com a abordagem da metodologia 3 Tempos desenvolvida na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero, entre outros).

Skate: aulas com partes teóricas e práticas dos fundamentos básicos da iniciação segura no esporte e abordagem de assuntos ligados à formação e desenvolvimento pessoal dos educandos.

Práticas corporais: vivências de diferentes manifestações esportivas por meio de modalidades tradicionais e não tradicionais, jogos, brincadeiras, atividades circenses, entre outras, com o objetivo de enriquecer o repertório motor e cultural dos atendidos, proporcionando maior desenvolvimento físico e cognitivo.

Atividades Transversais Complementares: além das atividades desportivas educativas o projeto terá uma atividade denominada Atividades Transversais Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da atividade.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada atividade, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de suas companheiras, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre suas participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e da(s) outra(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAL DE ATENDIMENTO

CEU das Artes Parque Santana.
R. SD. Paulo Sérgio Romão, 14-Parque Santana, Santana de Parnaíba – SP, 06515-006

Google Maps

PARCEIROS DO PROJETO

NOSSO TIME DE PROFISSIONAIS DO PROJETO

GIZELLI ROSSI

SUPERVISORA

ALINE NUNES

ASSISTENTE SOCIAL

LUARA CARVALHO

EDUCADORA

INGRID CARMO

EDUCADORA

BEATRIZ MENDES

MONITORA

LARAH EDUARDA

MONITORA