APRESENTAÇÃO
O projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
Este projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, Todas as atividades deste projeto são desenvolvidas priorizando valores embasados em princípios do esporte educacional (inclusão e respeito à diversidade, construção coletiva e protagonismo juvenil), onde as participantes atuam como protagonistas.
O público-alvo direto será de 100 crianças e adolescentes, do gênero feminino, com idade de 06 a 17 anos, em sua maioria em situação de baixa renda, vulnerabilidade social e pessoal e prioritariamente moradores das comunidades atendidas.
Todas serão submetidas a um processo aberto de inscrição através de um cadastro inicial, considerando o número de vagas disponíveis e a condição socioeconômica familiar, e/ou através de indicação e encaminhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.
OBJETIVO PRINCIPAL
O objetivo principal do projeto é a ampliação das atividades oferecidas para as crianças e adolescentes atendidas pela Fundação EPROCA e promover a prática de diferentes modalidade esportivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Manter os beneficiários do projeto em local seguro, oferecendo atividades direcionadas e diversificadas e estimulando hábitos saudáveis;
- Favorecer o aprendizado de valores humanos e competências sociais, pessoais emocionais;
- Possibilitar o desenvolvimento do repertório motor dos jovens de comunidades locais.
ATIVIDADES DO PROJETO
Futebol3: vivências da modalidade futebol com a abordagem da metodologia 3 Tempos desenvolvida na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero, entre outros).
Skate: aulas com partes teóricas e práticas dos fundamentos básicos da iniciação segura no esporte e abordagem de assuntos ligados à formação e desenvolvimento pessoal dos educandos.
Práticas corporais: vivências de diferentes manifestações esportivas por meio de modalidades tradicionais e não tradicionais, jogos, brincadeiras, atividades circenses, entre outras, com o objetivo de enriquecer o repertório motor e cultural dos atendidos, proporcionando maior desenvolvimento físico e cognitivo.
Atividades Transversais Complementares: além das atividades desportivas educativas o projeto terá uma atividade denominada Atividades Transversais Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.
METODOLOGIA
Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da atividade.
Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada atividade, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de suas companheiras, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.
Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre suas participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e da(s) outra(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.
A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999).
LOCAL DE ATENDIMENTO
CEU das Artes Parque Santana.
R. SD. Paulo Sérgio Romão, 14-Parque Santana, Santana de Parnaíba – SP, 06515-006
PARCEIROS DO PROJETO
NOSSO TIME DE PROFISSIONAIS DO PROJETO
GIZELLI ROSSI
SUPERVISORA
ALINE NUNES
ASSISTENTE SOCIAL
LUARA CARVALHO
EDUCADORA
INGRID CARMO
EDUCADORA
BEATRIZ MENDES
MONITORA
LARAH EDUARDA
MONITORA