ANO 2 VIRANDO O JOGO (LIE)

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

O projeto se desenvolverá baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

Este projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, Todas as atividades deste projeto são desenvolvidas priorizando valores embasados em princípios do esporte educacional (inclusão e respeito à diversidade, construção coletiva e protagonismo juvenil), com a participação de equipes mistas onde os próprios participantes atuam como protagonistas.

O projeto deve ser realizado em dois núcleos de atendimento e atenderá um público de 240 crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos, por meio de atividades de Esportes 3 Tempos, Futebol, Práticas Corporais e Atividade Transversais complementares (ATC) e atenderá prioritariamente crianças e adolescentes da rede pública de ensino, no mínimo, 50% dos beneficiados pelo projeto serão para alunos matriculados neste sistema.

OBJETIVOS PRINCIPAL

O objetivo principal do projeto é a continuidade e a ampliação das atividades em núcleos de esporte educacional na modalidade futebol.Objetivos específicosOferecer aos jovens uma nova
experiência esportiva relacionada ao futebol, uma nova visão do jogo, possibilitando o desenvolvimento gradual de uma conduta participativa e solidária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ATIVIDADES DO PROJETO

Atividades esportivas serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  • a) Esportes 3 Tempos (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol): Vivenciar diversas formas de jogos e situações relacionadas com a metodologia de três etapas, aplicada na Fundação EPROCAD,seguindo princípios do esporte educacional(inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero) proporcionandosempre a reflexão de suas atitudes e favorecendo condições amplas de aprendizagem do esporte.
  • b) Futebol: Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e fundamentosespecíficos do futebol (tais como domínio e controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme, deslocamento, entre outros), através de exercícios técnicos e jogos adaptados para aprendizagem destes conhecimentos.
  • c) Práticas Corporais: Desenvolver habilidades motoras por meio de estímulos físicos que explorem diferentes manifestações, possibilitando o uso de atividades de expressão como dança e atividades circenses; lutas; ginástica; jogos tradicionais.
  • d) Atividades Transversais complementares: Será realizada uma vez por semana, com o objetivo de introduzir temas esportivos, sociais e atualidades, contextualizando a atividade esportiva com o meio social por meio de leituras, vídeos, pesquisas, interpretação de textos, seminários, produções artísticas, promovendo sempre diálogos e reflexões.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAL DE ATENDIMENTO

EMEF Professor Sidney Santucci
Rua São Fernando, 565 – Járdim Júlio, Barueri – SP
Cep: 06447-280
Google Maps

EMEIEF Zuleika Gonçalves
Estrada das Rosas, 949 – Recanto das Rosas, Osasco – SP
Cep: 06150-350
Google Maps

PARCEIROS DO PROJETO