ANO VII EPROCAD FUTEBOL DE RUA

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um projeto esportivo educacional de inclusão social por meio do esporte, a ser desenvolvido no contra turno escolar, com um período de duração de 12 meses. É um projeto de continuidade (ano VII) na Unidade Centro da Fundação EPROCAD e no Núcleo 120, contemplando duas escolas, para o atendimento de 300 crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos.É um projeto de futebol que propõe uma nova visão do jogo e prevê atividades complementares (educação física, esportes em 3 tempos, ATCs) e conta com o monitoramento do desempenho escolar (notas e frequências) e alimentação complementar oferecida diariamente para todos os participantes.

OBJETIVOS PRINCIPAL

O presente projeto tem como objeto continuar oferecendo, através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ATIVIDADES DO PROJETO

Atividades esportivas serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  • a) Futebol – vivências de diversas formas de jogos relacionados ao futebol,seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero). Estimula o desenvolvimento de habilidades motoras especificas do futebol como domínio, controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme,deslocamento, entre outros, através de exercícios técnicos e jogos adaptados paraaprendizagem destes conhecimentos.
  • b) Esporte em 3 Tempos – vivências de diversas formas de jogos relacionados com a metodologia dos 3 tempos desenvolvida na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero, entre outros).
  • c) Educação Física – nesta atividade o educador terá liberdade para desenvolver ações práticas relacionadas ao universo da Educação Física, podendo abordar todas as modalidades esportivas, sempre com base nos princípios do esporte educacional, de modo que possa ampliar o conhecimento e o repertório motor dos alunos, além de facilitar o acesso a modalidades pouco praticadas no ambiente escolar.
  • d) Atividades Transversais Complementares – Além das atividades desportivas educativas o projeto terá uma quarta atividade denominada Atividades Transversais Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAIS DE ATENDIMENTO

Núcleo 120 – Colégio Municipal Prefeito João José de Oliveira
Rua Andrômeda, S/N, Chacará do Solar III – SANTANA DO PARNAÍBA- SP
Cep: 06528-087
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Sede – Fundação EPROCAD
Rua Pérola, 251, Jardim Parnaíba – SANTANA DO PARNAÍBA- SP
Cep: 06501-200
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PARCEIROS DO PROJETO