LAY´S REPLAY

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um projeto esportivo educacional de inclusão social por meio do esporte, a ser desenvolvido no contra turno escolar, com um período de duração de 12 meses. Será realizado na Sede da Fundação EPROCAD em Santana de Parnaíba para o atendimento de 100 adolescentes com idade entre 13 e 17 anos.

Um projeto de futebol que propõe uma nova visão do jogo e prevê atividades complementares (educação física, esportes em 3 tempos, ATCs). E conta com o monitoramento do desempenho escolar (notas e frequências) e alimentação complementar oferecida diariamente para todos os participantes.

OBJETIVOS PRINCIPAL

O objetivo principal do projeto é a continuidade e a ampliação das atividades de esporte educacional na modalidade futebol.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades esportivas do projeto serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  • (a) Futebol – Possibilita aos alunos, vivenciarem diversas formas de jogos relacionados ao futebol, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero). Além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras especificas do futebol (como: domínio e controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme, deslocamento, entre outros), através de exercícios técnicos e jogos adaptados para aprendizagem destes conhecimentos.
  • (b) Esporte em 3 Tempos – Vivenciar diversas formas de jogos relacionados com a metodologia dos 3 tempos desenvolvida na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero, entre outros).
    Educação Física – Nesta atividade o educador terá liberdade para desenvolver ações práticas relacionadas ao universo da Educação Física, podendo abordar todas as modalidades esportivas, sempre com base nos princípios do esporte educacional, de modo que possa ampliar o conhecimento e o repertório motor dos alunos, além de facilitar o acesso a modalidades pouco praticadas no ambiente escolar.
  • (c) Atividades Transversais Complementares – Além das atividades desportivas educativas o projeto terá uma quarta atividade denominada Atividades Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.
    Festival – O Festival Futebol 3 é um momento ao qual temos a oportunidade de simular um evento com características similares aos desenvolvidos pela FIFA Foundation, neste evento contamos a presença de instituições e escolas parceiras, com o intuito da disseminação e também da troca de experiências entre os jovens.
  • (d) Passeio -Os participantes atendidos pelo projeto visitarão um parque público próximo ao local de realização do projeto, sempre acompanhados pela equipe técnica do projeto.
    Durante as visitas, os educadores do projeto irão realizar uma série de atividades relacionadas ao projeto, porém utilizando a estrutura oferecida pelos Parques. Serão atividades como: caminhada, gincanas, brincadeiras e etc.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAL DE ATENDIMENTO

Fundação EPROCAD
Rua Pérola, 251 – Jardim Parnaiba, Santana de Parnaíba – sp
Google Maps

PARCEIROS DO PROJETO

GALERIA DE IMAGENS DO PROJETO