Ciclo de palestras sobre álcool e drogas – Ano 2 Virando o Jogo

Nutrir o Conhecimento e Fortalecer a Prevenção desde a Infância

No cenário educacional contemporâneo, a abordagem de temas delicados é uma tarefa essencial para promover a conscientização e prevenção desde cedo. Um exemplo notável disso é o Ciclo de Palestras sobre Álcool e Drogas voltado especificamente para crianças, uma iniciativa da Fundação EPROCAD em parceria com o Instituto CCR, através do projeto Ano 2 Virando o jogo, através de sus atividade de ATC (Atividades Transversais Complementares) que nesse mês, buscou educar e sensibilizar os pequenos sobre os riscos associados ao consumo dessas substâncias.

Objetivo e Metodologia:  O Ciclo de Palestras tem como objetivo principal fornecer informações relevantes sobre álcool e drogas de maneira acessível, adaptada à compreensão infantil. O programa é estruturado de forma a abordar os diferentes aspectos do tema, desde os efeitos nocivos até as consequências sociais, incentivando as crianças a tomar decisões conscientes e responsáveis.

A metodologia empregada é lúdica e participativa, utilizando recursos visuais, atividades interativas e histórias ilustradas para envolver as crianças de maneira efetiva. Os palestrantes são profissionais especializados na área da segurança (Guarda Municipal de Barueri – Ronda Escolar Agentes Márcio e Manoel), garantindo a qualidade das informações e uma abordagem sensível ao público-alvo.

Temas Abordados: Conceitos Básicos: Explicação sobre o que são álcool e drogas, de maneira simplificada e adequada à compreensão infantil.

Consequências à Saúde: Abordagem dos efeitos nocivos dessas substâncias sobre o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Prevenção e Tomada de Decisões: Estímulo à reflexão sobre a importância de tomar decisões conscientes, destacando a influência do meio social e familiar.

Comunicação Aberta: Incentivo à comunicação aberta e franca entre crianças e adultos, proporcionando um ambiente propício para o diálogo sobre esses temas sensíveis.

Parcerias e Apoio Comunitário: O Ciclo de Palestras conta com o apoio da Escola Municipal EMEF Professor Sidney Santucci, educadores da Fundação EPROCAD e equipe pedagógica, criando uma rede de conscientização que se estende além das palestras. Além disso, parcerias órgãos governamentais fortalecem a abordagem preventiva e contribuem para a disseminação de informações confiáveis.

Resultados Esperados: A expectativa é que o Ciclo de Palestras alcançou um impacto positivo nas crianças, promovendo uma cultura de prevenção desde a infância. O aumento da consciência sobre os riscos associados ao consumo de álcool e drogas deve contribuir para a formação de uma geração mais informada e resiliente.

A Importância do investimento e a parceria privada: Ao investir na educação preventiva desde a infância, o Ciclo de Palestras sobre Álcool e Drogas destaca-se como uma iniciativa valiosa na construção de uma sociedade mais saudável e consciente. Proporcionar às crianças conhecimento e habilidades para enfrentar os desafios relacionados a esses temas é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar coletivo.

Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros nessa ação por enfrentarem os desafios e acreditar no futuro.