ANO III COMUNIDADE EM MOVIMENTO

ANO III COMUNIDADE EM MOVIMENTO

STATUS DO PROJETO

APRESENTAÇÃO

O Ano III do Projeto Comunidade em Movimento visa manter as atividades físicas e esportivas desenvolvidas com crianças, adolescentes, adultos e idosos nos municípios de Santana de Parnaíba (Sede da EPROCAD, Comunidade Vila Esperança, bairro Cururuquara) e Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus), por meio de atividades esportivas, de desenvolvimento motor e condicionamento físico.

Serão 200 beneficiários pertencentes a comunidades em situação de vulnerabilidade social, sendo compostas por grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, sem descrição de gênero. As aulas de condicionamento físico e dança, que acontecem na sede da Fundação EPROCAD, são as únicas exclusivas para meninas e mulheres.

OBJETIVOS PRINCIPAL

O intuito do trabalho com grupos específicos de mulheres é possibilitar espaço seguro e acolhedor para a prática esportiva e da atividade física promovendo o bem-estar físico e mental para um grupo social excluído de muitas oportunidades de atendimento às práticas de saúde, esporte e lazer em espaços públicos com segurança e qualidade. Além disso, destacamos a baixa oferta de atividade física para o público geral em comunidades em situação de vulnerabilidade.

ATIVIDADES DO PROJETO

Atividades esportivas serão divididas em:

  • O Ano III do Projeto Comunidade em Movimento visa manter as atividades físicas e esportivas desenvolvidas com crianças, adolescentes, adultos e idosos nos municípios de Santana de Parnaíba (Sede da EPROCAD, Comunidade Vila Esperança, bairro Cururuquara) e Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus), por meio de atividades esportivas, de desenvolvimento motor e condicionamento físico.

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAL DE ATENDIMENTO

Santana de Parnaíba/SP

PARCEIROS DO PROJETO

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