ANO II - DONAS DA BOLA (FIFA)
APRESENTAÇÃO
O Projeto Donas da Bola atende meninas e mulheres nos municípios de Cajamar, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Dessa forma, consideramos que as principais questões enfrentadas por esse grupo social são os fatores que nos motivam a oferecer as atividades propostas. Os dados da ONU Mulheres mostram que 50% das adolescentes brasileiras abandonam o esporte na adolescência por questões de gênero e falta de oportunidade, e seis vezes mais meninas do que meninos abandonam o esporte durante a puberdade.
Além da relação difícil com o esporte, meninas e mulheres brasileiras enfrentam, diariamente, cenários preocupantes de violência contra a mulher: no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou 699 casos de feminicídio – uma média de 4 mulheres assassinadas por dia – além de mais de 31 mil denúncias de violência doméstica e uma taxa de fecundidade na adolescência, ou seja, de gestação precoce, de 38,2% na região Sudeste, onde ocorrerá o projeto.
Diante desse cenário, a Fundação EPROCAD entende que é de extrema importância e urgência proporcionar às meninas e mulheres o acesso a um espaço seguro e acolhedor, onde terão oportunidades de desenvolvimento integral por meio da prática esportiva educativa, e que esse ambiente oferece condições que incentivem:
(1) seu engajamento e permanência na prática, fortalecendo as mulheres no esporte;
(2) o processo de empoderamento, para que essas meninas e mulheres estejam cada vez mais preparadas para se defender na sociedade e lutar por seus direitos, incluindo segurança e bem-estar.
IMPACTO
O projeto contribui diretamente para o ODS 5 – igualdade de gênero – e 10 – redução das desigualdades – ao atuar de acordo com algumas ações específicas desses objetivos. No que diz respeito à promoção da igualdade de género, o reforço destas meninas e mulheres como membros das suas comunidades e da sociedade está de acordo com as ações “adotar e reforçar políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis” e “acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em todos os lugares”.
Ao possibilitar que meninas e mulheres tenham oportunidades plenas de desenvolvimento, o projeto colabora com as seguintes ações para reduzir as desigualdades: “garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultado, inclusive eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias e promovendo legislação, políticas e ações apropriadas a esse respeito”. Por fim, ao promover o acesso ao esporte para um grupo social cujos direitos são restritos, o projeto contribui para que a ação “até 2030, empodere e promova a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica ou outra”.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
Os principais objetivos do projeto Donas da Bola são a promoção do futebol e atividades complementares voltadas ao desenvolvimento de habilidades motoras, empoderamento feminino e soft skills. Atenderá 400 meninas e mulheres em 4 centros diferentes, com atividades sendo realizadas duas vezes por semana, com 1 hora e 30 minutos cada. Para colocar o projeto em prática, serão contratadas 4 professoras e será realizado um festival com o objetivo de enriquecer as experiências esportivas e sociais das participantes
ATIVIDADES DO PROJETO
- (a) Futebol – Conteúdo da atividade: As atividades futebolísticas visam promover o desenvolvimento técnico e as habilidades básicas do futebol aliadas ao desenvolvimento integral, ou seja, habilidades e competências para a vida, dos participantes. Para isso, utiliza como abordagem educacional do esporte, através dos 4 Pilares da Educação propostos pela UNESCO.
- (b) Atividades complementares transversais: Além das atividades desportivas educativas/sessões de futebol, haverá também uma atividade denominada Atividades Transversais Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando o desporto com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.
- (c) Festival de Futebol: Ao longo do projeto, será realizado um Festival de Futebol utilizando a metodologia Football3 para os participantes. O objetivo do festival é reunir todos os 400 beneficiários numa experiência única que enriquecerá o seu desenvolvimento integral através da integração, socialização e partilha de experiências entre as diferentes comunidades, além, claro, da experiência desportiva através da abordagem educativa.
LOCAIS DE ATENDIMENTO
O projeto atende 3 municípios do estado de São Paulo, sendo:
- Itapevi – SP
- Pirapora do Bom Jesus – SP
- Santana de Parnaíba – SP