ANO VIII UMA NOVA VISÃO DO JOGO - ITAPEVI

APRESENTAÇÃO

Em primeiro lugar, informamos que o Projeto Uma Nova Visão do Jogo (é continuidade do projeto homônimo, nº de processo 71000.060559/2021-70. Trata-se de um projeto esportivo educacional de inclusão social por meio do esporte, a ser desenvolvido no contra turno escolar, com um período de duração de 12 meses com início em 01 de outubro de 2024. Sendo realizado em Itapevi – SP para o atendimento de 120 crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos.

Um projeto de futebol que propõe uma nova visão do jogo e prevê atividades complementares (educação física, esportes em 3 tempos, ATCs). E conta com o monitoramento do desempenho escolar (notas e frequências) e alimentação complementar oferecida diariamente para todos os participantes.

OBJETIVOS PRINCIPAL

O objeto principal do projeto é continuar oferecendo a prática de futebol e atividades esportivas diversas para crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Oferecer aos alunos uma nova experiência esportiva relacionada ao esporte, uma nova visão do jogo, possibilitando o desenvolvimento gradual de uma conduta participativa e solidária;
  2. Possibilitar o desenvolvimento do repertório motor dos atendidos;
  3. Contribuir para uma melhora no desempenho escolar dos atendidos.

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades esportivas do projeto serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  1. a) Esportes 3 Tempos: Vivenciar diversas formas de jogos e situações relacionadas ao futebol com a metodologia de três etapas, aplicada na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero) proporcionando sempre a reflexão de suas atitudes e favorecendo condições amplas de aprendizagem do esporte, uma nova visão do jogo.
  2. b) Futebol: Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e fundamentos específicos do futebol (tais como domínio e controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme, deslocamento, entre outros), através de exercícios técnicos e jogos adaptados para aprendizagem destes conhecimentos. 
  3. c) Aulas de Educação Física: Contemplam todas as atividades esportivas que contextualizem e favoreçam o desenvolvimento do repertório psicomotor, por meio
  4. d) Atividades Transversais complementares: Será realizada uma vez por semana, com duração de 1h15. O objetivo desta atividade é introduzir temas esportivos, sociais e atualidades, contextualizando a atividade esportiva com o meio social por meio de leituras, vídeos, pesquisas, interpretação de textos, seminários, produções artísticas, promovendo sempre diálogos e reflexões. Através dessas atividades, é possível abordar questões importantes como racismo, bullying e outros temas pertinentes, adaptando-os à faixa etária dos participantes. Utilizamos a prática esportiva como uma ferramenta fundamental para trabalhar esses temas, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas atividades não apenas enriquecem o currículo esportivo, mas também desenvolvem habilidades sociais, emocionais e críticas nos alunos, preparando-os para enfrentar desafios dentro e fora do projeto.

GRADE DE ATIVIDADES

As atividades acontecem duas vezes por semana em dois períodos:

Dias: quartas e sextas feiras

  • Manhã: 8h30 às 11h30
  • Tarde: 13h30 às 16h30

LOCAL DE ATENDIMENTO

Itapevi – SP

E.E Professora Ignês Amélia de Oliveira Machado.
Luiz Belli, 800 – Conjunto Habitacional – Setor A
Cep: 06665-080

METODOLOGIA

A metodologia utilizada baseia-se nos “Quatro Pilares da Educação para o século XXI”, propostos pela UNESCO, no relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). O documento aponta quatro competências para o desenvolvimento integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Os princípios de cada competência são descritos a seguir:

  1. Aprender a conhecer é entendido como a apropriação dos próprios instrumentos de conhecimento, colocando-os a serviço do bem comum, e tomar posse da herança de conhecimentos produzidos pela humanidade para que a pessoa compreenda melhor o ambiente em que vive, seja capaz de analisar criticamente a realidade e atue no sentido de sua transformação ou da preservação das conquistas sociais. Significa também desenvolver as competências mínimas que possibilitam navegar no mundo do conhecimento e adquirir novos saberes: a leitura, a escrita e a resolução de problemas. (HASSENPFLUG, 2004, p.56)
  2. Aprender a fazer é não só atuar produtivamente para ingressar e permanecer no novo mundo do trabalho como também transformar o conhecimento adquirido em diferentes formas de produção – de conteúdo ou de bens materiais, por exemplo. Hassenpflug (2004, p. 78) considerou que preparar os jovens para empreender sua vida produtiva significa ajudá-los a desenvolver habilidades básicas, sem o domínio das quais é muito difícil aprofundar-se nos conhecimentos de outras habilidades. Essas habilidades têm a característica da permanência, como se fossem o alicerce de uma obra, pois, sem elas, o indivíduo não saberá compreender símbolos, dados, códigos e outras formas de comunicação da sociedade.
  3. Aprender a conviver pode ser entendido como a interação de diferentes grupos sociais em busca de um objetivo comum. Conviver com as diferenças e com o meio em que vive, buscando cultivar novas formas de participação social. Essa construção conjunta se realiza por intermédio do diálogo e da capacidade de negociação do grupo. Ao conversar e ao negociar, estamos desenvolvendo competências da convivência interpessoal e social: saber ouvir, aguardar a vez de falar, argumentar, contra-argumentar etc., além de vivenciar importantes valores éticos como o respeito, a responsabilidade, a cooperação, entre outros (HASSENPFLUG, 2004, p.104).
  4. Aprender a ser é compreender você mesmo e, conhecendo suas reações, potenciais, talentos, forças, fraquezas e habilidades, construir o seu projeto de vida. Por meio da educação para o esporte, especificamente, o jovem experimenta emoções como a tristeza e a alegria e vivencia a derrota e a vitória, adquirindo diferentes competências e ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal. Durante esse processo de aprender a ser é construído um “universo de valores” que servirão como base para as tomadas de decisão e os processos de escolha que ocorrerão na vida da pessoa. É então que a educação para os valores e atitudes deve estar presente. Segundo Sarabia (2000), os valores são “princípios éticos com respeito aos quais as pessoas sentem um forte compromisso emocional e que empregam para julgar as condutas” (p.127). Para Coll (2000) este construto norteia a conduta do indivíduo, dando sentido e orientando a tomada de decisões. Eles são construídos socialmente e, portanto, estão atrelados ao contexto cultural em o indivíduo está inserido. Além das competências descritas, o projeto segue também os quatro princípios pedagógicos do esporte propostos por João Batista Freire: ensinar esporte para todos; ensinar bem esporte para todos; ensinar mais do que esporte para todos; ensinar a gostar de esporte.

Por essa visão, o esporte também é cultura – como manifestação da forma de viver de um povo – e cidadania – pela socialização dos espaços, integração dos indivíduos, educação, valorização da localidade, da diversidade e das diferenças (UNICEF, 2011, p. 12). 

O projeto busca trabalhar um conjunto de atividades que priorizem esses princípios do esporte educacional, além do bem-estar físico, psíquico e social das beneficiadas, respeitando suas individualidades, sem restrições para a prática e favorecendo o processo de inclusão.

Todos os educandos serão submetidos a um processo aberto de inscrição através de um cadastro inicial, considerando o número de vagas disponíveis e a condição socioeconômica familiar, e/ou através de indicação e encaminhamento do Conselho Tutelar ou Secretaria Municipal de Assistência Social. Para o preenchimento das vagas não haverá processo seletivo e será respeitado apenas o número de vagas oferecidas por núcleo. Todas as atividades serão oferecidas de forma gratuita.

PARCEIROS DO PROJETO

NOSSO TIME DE PROFISSIONAIS DO PROJETO

GIZELLI ROSSI

SUPERVISORA

ALINE NUNES

ASSISTENTE SOCIAL

LUARA CARVALHO

EDUCADORA

INGRID CARMO

EDUCADORA

BEATRIZ MENDES

MONITORA

LARAH EDUARDA

MONITORA

GALERIA DE IMAGENS DO PROJETO

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