ANO VIII UMA NOVA VISÃO DO JOGO - ITAPEVI

APRESENTAÇÃO
Em primeiro lugar, informamos que o Projeto Uma Nova Visão do Jogo (é continuidade do projeto homônimo, nº de processo 71000.060559/2021-70. Trata-se de um projeto esportivo educacional de inclusão social por meio do esporte, a ser desenvolvido no contra turno escolar, com um período de duração de 12 meses com início em 01 de outubro de 2024. Sendo realizado em Itapevi – SP para o atendimento de 120 crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos.
Um projeto de futebol que propõe uma nova visão do jogo e prevê atividades complementares (educação física, esportes em 3 tempos, ATCs). E conta com o monitoramento do desempenho escolar (notas e frequências) e alimentação complementar oferecida diariamente para todos os participantes.
OBJETIVOS PRINCIPAL
O objeto principal do projeto é continuar oferecendo a prática de futebol e atividades esportivas diversas para crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer aos alunos uma nova experiência esportiva relacionada ao esporte, uma nova visão do jogo, possibilitando o desenvolvimento gradual de uma conduta participativa e solidária;
- Possibilitar o desenvolvimento do repertório motor dos atendidos;
- Contribuir para uma melhora no desempenho escolar dos atendidos.
ATIVIDADES DO PROJETO
As atividades esportivas do projeto serão divididas em 4 (quatro) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:
- a) Esportes 3 Tempos: Vivenciar diversas formas de jogos e situações relacionadas ao futebol com a metodologia de três etapas, aplicada na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero) proporcionando sempre a reflexão de suas atitudes e favorecendo condições amplas de aprendizagem do esporte, uma nova visão do jogo.
- b) Futebol: Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e fundamentos específicos do futebol (tais como domínio e controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme, deslocamento, entre outros), através de exercícios técnicos e jogos adaptados para aprendizagem destes conhecimentos.
- c) Aulas de Educação Física: Contemplam todas as atividades esportivas que contextualizem e favoreçam o desenvolvimento do repertório psicomotor, por meio
- d) Atividades Transversais complementares: Será realizada uma vez por semana, com duração de 1h15. O objetivo desta atividade é introduzir temas esportivos, sociais e atualidades, contextualizando a atividade esportiva com o meio social por meio de leituras, vídeos, pesquisas, interpretação de textos, seminários, produções artísticas, promovendo sempre diálogos e reflexões. Através dessas atividades, é possível abordar questões importantes como racismo, bullying e outros temas pertinentes, adaptando-os à faixa etária dos participantes. Utilizamos a prática esportiva como uma ferramenta fundamental para trabalhar esses temas, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas atividades não apenas enriquecem o currículo esportivo, mas também desenvolvem habilidades sociais, emocionais e críticas nos alunos, preparando-os para enfrentar desafios dentro e fora do projeto.
GRADE DE ATIVIDADES
As atividades acontecem duas vezes por semana em dois períodos:
Dias: quartas e sextas feiras
- Manhã: 8h30 às 11h30
- Tarde: 13h30 às 16h30
METODOLOGIA
A metodologia utilizada baseia-se nos “Quatro Pilares da Educação para o século XXI”, propostos pela UNESCO, no relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). O documento aponta quatro competências para o desenvolvimento integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Os princípios de cada competência são descritos a seguir:
- Aprender a conhecer é entendido como a apropriação dos próprios instrumentos de conhecimento, colocando-os a serviço do bem comum, e tomar posse da herança de conhecimentos produzidos pela humanidade para que a pessoa compreenda melhor o ambiente em que vive, seja capaz de analisar criticamente a realidade e atue no sentido de sua transformação ou da preservação das conquistas sociais. Significa também desenvolver as competências mínimas que possibilitam navegar no mundo do conhecimento e adquirir novos saberes: a leitura, a escrita e a resolução de problemas. (HASSENPFLUG, 2004, p.56)
- Aprender a fazer é não só atuar produtivamente para ingressar e permanecer no novo mundo do trabalho como também transformar o conhecimento adquirido em diferentes formas de produção – de conteúdo ou de bens materiais, por exemplo. Hassenpflug (2004, p. 78) considerou que preparar os jovens para empreender sua vida produtiva significa ajudá-los a desenvolver habilidades básicas, sem o domínio das quais é muito difícil aprofundar-se nos conhecimentos de outras habilidades. Essas habilidades têm a característica da permanência, como se fossem o alicerce de uma obra, pois, sem elas, o indivíduo não saberá compreender símbolos, dados, códigos e outras formas de comunicação da sociedade.
- Aprender a conviver pode ser entendido como a interação de diferentes grupos sociais em busca de um objetivo comum. Conviver com as diferenças e com o meio em que vive, buscando cultivar novas formas de participação social. Essa construção conjunta se realiza por intermédio do diálogo e da capacidade de negociação do grupo. Ao conversar e ao negociar, estamos desenvolvendo competências da convivência interpessoal e social: saber ouvir, aguardar a vez de falar, argumentar, contra-argumentar etc., além de vivenciar importantes valores éticos como o respeito, a responsabilidade, a cooperação, entre outros (HASSENPFLUG, 2004, p.104).
- Aprender a ser é compreender você mesmo e, conhecendo suas reações, potenciais, talentos, forças, fraquezas e habilidades, construir o seu projeto de vida. Por meio da educação para o esporte, especificamente, o jovem experimenta emoções como a tristeza e a alegria e vivencia a derrota e a vitória, adquirindo diferentes competências e ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal. Durante esse processo de aprender a ser é construído um “universo de valores” que servirão como base para as tomadas de decisão e os processos de escolha que ocorrerão na vida da pessoa. É então que a educação para os valores e atitudes deve estar presente. Segundo Sarabia (2000), os valores são “princípios éticos com respeito aos quais as pessoas sentem um forte compromisso emocional e que empregam para julgar as condutas” (p.127). Para Coll (2000) este construto norteia a conduta do indivíduo, dando sentido e orientando a tomada de decisões. Eles são construídos socialmente e, portanto, estão atrelados ao contexto cultural em o indivíduo está inserido. Além das competências descritas, o projeto segue também os quatro princípios pedagógicos do esporte propostos por João Batista Freire: ensinar esporte para todos; ensinar bem esporte para todos; ensinar mais do que esporte para todos; ensinar a gostar de esporte.
Por essa visão, o esporte também é cultura – como manifestação da forma de viver de um povo – e cidadania – pela socialização dos espaços, integração dos indivíduos, educação, valorização da localidade, da diversidade e das diferenças (UNICEF, 2011, p. 12).
O projeto busca trabalhar um conjunto de atividades que priorizem esses princípios do esporte educacional, além do bem-estar físico, psíquico e social das beneficiadas, respeitando suas individualidades, sem restrições para a prática e favorecendo o processo de inclusão.
Todos os educandos serão submetidos a um processo aberto de inscrição através de um cadastro inicial, considerando o número de vagas disponíveis e a condição socioeconômica familiar, e/ou através de indicação e encaminhamento do Conselho Tutelar ou Secretaria Municipal de Assistência Social. Para o preenchimento das vagas não haverá processo seletivo e será respeitado apenas o número de vagas oferecidas por núcleo. Todas as atividades serão oferecidas de forma gratuita.
LOCAL DE ATENDIMENTO
Itapevi – SP
E.E Professora Ignês Amélia de Oliveira Machado.
Luiz Belli, 800 – Conjunto Habitacional – Setor A
Cep: 06665-080
NOSSO TIME DE PROFISSIONAIS DO PROJETO

GIZELLI ROSSI
SUPERVISORA

ALINE NUNES
ASSISTENTE SOCIAL

LUARA CARVALHO
EDUCADORA

INGRID CARMO
EDUCADORA

BEATRIZ MENDES
MONITORA

LARAH EDUARDA
MONITORA









