ANO III - LAY´S REPLAY

APRESENTAÇÃO

Em parceria com a Fundação da UEFA para as Crianças e a Common Goal, a Lay’s está a levar campos de futebol a comunidades de todo o mundo, criando um local para elas praticarem o esporte favorito do mundo, reutilizando embalagens vazias de batatas Lays  a transformando-as em campos de futebol sustentáveis.

O Lay’s RePlay no Brasil é um programa criado com o intuito de proporcionar oportunidades para que os jovens desenvolvam hábitos mais saudáveis, fortaleçam suas habilidades socioemocionais que potencializem sua conexão com as atividades físicas e a cultura esportiva. ​

Ao utilizar a metodologia do esporte em 3 tempos, este programa permite que jovens com comportamentos agressivos desenvolvam outras formas de comunicar e resolver os seus conflitos. Além disso, o programa pretende promover a participação das jovens na prática desportiva. ​

O programa Lay’s RePlay é destinado a 150 adolescentes com idade entre 13 e 17 anos com atividades desenvolvidas duas vezes por semana sob 6 temas diferentes: (1) futebol; (2) esportes3; (3) educação física; (4) atividades complementares transversais; (5) mercado de trabalho; (6) tecnologia, com um período de duração de 12 meses.

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades previstas no projeto estão divididas em 6 (seis) atividades de 1h15 cada uma, conforme descrição a seguir:

  • Futebol – Possibilita aos alunos, vivenciarem diversas formas de jogos relacionados ao futebol, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero). Além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras especificas do futebol (como: domínio e controle, condução, passe, recepção, drible, chutes, lançamento, cabeceio, desarme, deslocamento, entre outros), através de exercícios técnicos e jogos adaptados para aprendizagem destes conhecimentos.
  • Esporte em 3 Tempos – Vivenciar diversas formas de jogos relacionados com a metodologia dos 3 tempos desenvolvida na Fundação EPROCAD, seguindo princípios do esporte educacional (inclusão, protagonismo, diversidade, equidade de gênero, entre outros).
  • Educação Física – Nesta atividade o educador terá liberdade para desenvolver ações práticas relacionadas ao universo da Educação Física, podendo abordar todas as modalidades esportivas, sempre com base nos princípios do esporte educacional, de modo que possa ampliar o conhecimento e o repertório motor dos alunos, além de facilitar o acesso a modalidades pouco praticadas no ambiente escolar.
  • Atividades Transversais Complementares – Além das atividades desportivas educativas o projeto terá uma quarta atividade denominada Atividades Complementares (ATC) cujo objetivo é introduzir temas atuais, contextualizando a atividade esportiva com o meio social, visando explorar diferentes abordagens, materiais e recursos audiovisuais.
  • Mundo do Trabalho: Visando a inserção para o mundo do trabalho, essa atividade proporciona o domínio de ferramentas e competências que contribuam com a preparação dos jovens para o mundo do trabalho, com atividades como construção de currículos, dinâmicas de grupo, simulação de entrevistas e rodas de conversa acerca de temas pertinentes ao contexto.
  • Tecnologia: Dar noções de conceitos básicos em informática, bem como possibilitá-lo desenvolver habilidades na utilização de softwares aplicativos e utilitários livres que possam ser úteis como ferramentas de trabalho em seu cotidiano, sua vida acadêmica e profissional.

OBJETIVOS

Desenvolvimento Socio-emocional – Fortalecer as habilidades socioemocionais da comunidade para equipá-los com a capacidade de enfrentar e superar os desafios pessoais e comunitários.

Comunidade – Promover um sentimento de pertencimento e propriedade entre a comunidade e criar um envolvimento ativo e colaboração e engajamento de indivíduos e partes interessadas da comunidade.

Acesso e inclusão -Fornecer espaços gratuitos e acessíveis para os membros da comunidade que crie oportunidades de desenvolvimento para aqueles que muitas vezes são excluídos dos espaços esportivos e da programação.

Equidade de Gênero – Capacitar e educar a comunidade sobre equidade de gênero, criando uma atmosfera inclusiva que acolha e capacite meninas e mulheres na comunidade do futebol.

Empregabilidade – Aumentar o acesso a oportunidades de emprego e equipar os indivíduos com as habilidades essenciais necessárias para o desenvolvimento profissional e o crescimento sustentado na carreira

METODOLOGIA

Este projeto se desenvolve baseado na metodologia dos 3 tempos, que propõe oferecer através da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O projeto possui características que fogem da normalidade competitiva que conhecemos, a participação de equipes mistas é frequente e os próprios participantes atuam como protagonistas determinando suas regras que acrescidas de valores humanos (respeito, cooperação e solidariedade) contam pontos e interferem diretamente no resultado da partida.

Não existe a figura do árbitro e sim a de um educador que conduz as partidas mediando eventuais conflitos. Nesta prática existe a contextualização antes, durante e depois de cada partida, e os aspectos mais relevantes são debatidos em conjunto. Sendo que nem sempre a equipe que faz o maior número de pontos é a vencedora, pois a conduta dos participantes de uma maneira geral vale mais do que a quantidade de pontos. Acreditamos que os valores inseridos dentro da modalidade do Esporte, como o constante trabalho em equipe, a estima de um jogo limpo e sem desrespeito a seus companheiros e a seus adversários, a importância de confiar nos atos e decisões de seus companheiros, e a necessidade de deixar o “eu” de lado em detrimento ao “nós” de sua equipe de jogo, esta intrinsecamente ligada a Metodologia do 3 Tempos.

Assim, a educação através do esporte se fará presente tanto na utilização da metodologia e nos temas abordados através dos debates mediados entre seus participantes e do surgimento dos questionamentos de suas ações e reações que propiciarão reflexões sobre si mesmo e do(s) outro(s) participante(s), quanto na difusão dos valores inseridos dentro do Esporte, enquanto prática desportiva.

A metodologia utilizada pelo projeto contempla os “Quatro Pilares da Educação para o século XXI” do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 1999). 

LOCAL DE ATENDIMENTO

  • Fundação EPROCAD
    Rua Pérola, 251 – Jardim Parnaiba, Santana de Parnaíba – sp
    Google Maps

PARCEIROS DO PROJETO

GALERIA DE IMAGENS DO PROJETO

Pular para o conteúdo