ANO IV - COMUNIDADE EM MOVIMENTO
APRESENTAÇÃO
O Ano IV do Projeto Comunidade em Movimento visa manter as atividades físicas e esportivas desenvolvidas com crianças, adolescentes, adultos e idosos de Santana de Parnaíba (Sede da EPROCAD, Comunidade Vila Esperança, bairro Cururuquara, Cidade São Pedro) e Pirapora do Bom Jesus (Jardim Bom Jesus), por meio de atividades esportivas.
O projeto beneficiará diretamente 250 pessoas das comunidades em situação de vulnerabilidade social, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, sem distinção de gênero. Além disso, pensando em uma iniciativa inovadora, aos sábados disponibilizaremos um profissional de educação física em nossa sede para que a comunidade externa possa utilizar o espaço para a prática de atividades físicas e esportes. Essa iniciativa permitirá um ambiente seguro e acessível para a promoção da saúde e bem-estar, esperando assim, melhorar a qualidade de vida dos participantes, por meio do incentivo aos hábitos saudáveis e o fortalecimento dos laços comunitários. Com essa ação, esperamos impactar 200 pessoas, proporcionando saúde física e mental de qualidade na comunidade.
OBJETIVOS PRINCIPAL
Promover a saúde física e mental, além de desenvolver competências e habilidades sociais como empatia, tolerância e sororidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover a inclusão social de diversos gêneros e faixas etárias na prática esportiva.
2. Fomentar o lazer, o bem-estar, a saúde e a participação social por meio do esporte.
3. Assegurar o acesso de grupos em situação de vulnerabilidade à prática esportiva.
4. Melhorar a qualidade de vida, oferecendo um ambiente inclusivo que incentiva a socialização e o bem-estar mental.
LOCAL DE ATENDIMENTO
Santana de Parnaíba/SP
Cururuquara, Vila Esperança, Cidade São Pedro e Sede.
Pirapora do Bom Jesus/SP
Jardim Bom Jesus
ATIVIDADES DO PROJETO
Atividades de práticas corporais para adultos e idosos: As atividades visam promover a saúde e bem-estar geral por meio de exercícios físicos variados, incluindo diferentes modalidades esportivas e dando ênfase no futebol e vôlei. O futebol nessa proposta, é o Walking Futebol, uma modalidade adaptada do futebol tradicional onde os jogadores devem caminhar em vez de correr, o que reduz o impacto nas articulações e diminui o risco de lesões. O jogo é realizado com contato físico limitado e regras simplificadas para tornar o jogo mais seguro e inclusivo. O vôlei, por sua vez, é o Vôlei Adaptado, uma versão do vôlei convencional ajustada para melhor atender às necessidades dos adultos e idosos, garantindo que possam participar de forma segura e eficaz. Além dessas atividades, ao final das sessões, é fundamental incluir alongamentos. Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade, reduzir a rigidez muscular e prevenir lesões, contribuindo para o bem-estar geral dos participantes. Atividades esportivas baseadas na metodologia do futebol3 para crianças e adolescentes: As atividades contemplam futebol e práticas corporais com o intuito de promover o uso da metodologia Futebol3, favorecendo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais e diversas outras habilidades para a vida e proporcionar a vivência de diferentes atividades esportivas, ampliando o repertório motor. Atividades de desenvolvimento motor para crianças: As atividades estimularão o desenvolvimento motor, as capacidades cognitivas e a psicomotricidade por meio de estímulos físicos que explorem diferentes manifestações corporais, possibilitando o uso de atividades lúdicas. Tendo em vista a baixíssima oferta de atividades esportivas e culturais na região, além do difícil acesso a essas práticas de forma gratuita, o objetivo desta proposta é oportunizar essas atividades para a comunidade. As atividades visam promover a saúde física e mental, além de desenvolver competências e habilidades sociais como empatia, tolerância e sororidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para os idosos, a proposta também busca melhorar a qualidade de vida, oferecendo um ambiente inclusivo que incentiva a socialização e o bem-estar mental. Dessa forma, contribuímos para o desenvolvimento integral de todos os participantes, fortalecendo a coesão social e a inclusão comunitária.