Comunidade em Movimento

Apresentação:

No projeto “Comunidade em Movimento” utilizaremos o esporte como facilitador, integrando-o com a saúde, para desenvolver o processo de conscientização da comunidade local sobre a importância do esporte sob outra concepção, abordando questões relacionadas ao sedentarismo, obesidade, motivação e alimentação. E oferecer através da prática da Dança e da Caminhada, um ambiente com oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, favorecendo a inclusão dos familiares e dos moradores das comunidades atendidas.

As mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que ocorrem com o processo de envelhecimento, vão influenciar de maneira decisiva no comportamento da pessoa idosa. Com o declínio gradual das aptidões físicas, o impacto do envelhecimento e das doenças, o idoso tende a ir alterando seus hábitos de vida e rotinas diárias por atividades e formas de ocupação pouco ativas. Os efeitos associados à inatividade e a má adaptabilidade são muito sérios. Podem acarretar numa redução no desempenho físico, na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando processos de autodesvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e a solidão. Os efeitos da diminuição natural do desempenho físico podem ser atenuados se forem desenvolvidos com os idosos, programas de atividades físicas e recreativas que visem a melhoria das capacidades motoras que apóiam a realização de sua vida cotidiana, dando ênfase na manutenção das aptidões físicas de principal importância no seu bem estar. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo em bom nível sua plena autonomia. Para isso é necessário que se procure estilos de vida ativos, integrando atividades físicas a sua vida cotidiana.

O exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas e a perda de peso. Para os profissionais, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia/ doenças cardiovasculares) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.

 

Objetivo:

Incentivar a prática de atividade físicas para os familiares e moradores das comunidades atendidas; Melhorar o índice de saúde e a capacidade física dos participantes; Oferecer aos participantes informações educativas sobre sedentarismo, saúde, obesidade, motivação e alimentação.

 

Público Alvo:

120 adultos (18 à 70 anos)

 

Duração:

12 meses

 

Status do Projeto: em fase de captação

Parceiros do projeto