Ano II - Rugby em 3 Tempos

Apresentação:

Nos últimos anos o rúgbi vem apresentando grande exposição e desenvolvimento no cenário Nacional, muito desse crescimento vêm por meio do constante investimento na modalidade por parte da iniciativa privada, do grande interesse pela pratica em sua perspectiva amadora e do lazer e da recente inserção do Rugby Sevens (uma das variações do rúgbi) na próxima Olimpíada Rio 2016.

O Rugby por si apresenta características únicas em uma modalidade, como a corrida livre com a bola nas mãos e o passe com circulação da bola apenas para trás do jogador de posse, mas também muito pela sua gama de variabilidade motora, apresentando dentro de um só esporte, traços de outros esportes, como a corrida em velocidade do Atletismo, a intervenção por meio de chutes do Futebol, o uso de Contato e de força física das Lutas e o constante trabalho estratégico e de equipe de seus integrantes como no Handebol, Basquete e no Futebol Americano.

Assim sendo trata-se de um jogo que desenvolve além de suas perspectivas motoras um conjunto de valores que são fundamentais para a construção de cidadão consciente e responsável, valores estes como: o espírito a(s) equipe(s), a solidariedade, a lealdade, a disciplina, o autocontrole, concomitante a alegria do jogar, a criatividade, a autoestima, a coragem, e a quiçá sua realização pessoal.

Corroborando assim com uma citação da New Zealand Rugby Football Union (2002):

O rugby é um jogo de conquista de território ao adversário. Para uma equipa serem bem sucedidos nesta complexa tarefa, os jogadores devem decidir e agir de acordo com algo que seja comum a todos, ou seja, os princípios de jogo.

 

Objetivo:

O objetivo principal do projeto é a continuidade/ampliação do núcleo de esporte educacional na modalidade do Rugby para o atendimento de crianças e adolescentes no município de Santana de Parnaíba.

 

Público Alvo:

180 crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos

 

Duração:

12 meses

Status do Projeto: em execução

Parceiros do projeto